Trabalho com comunidades / pequenos apicultores

Além de produção de mel este projecto tem como objectivo promover melhorias na realidade apícola e no agronegócio local sob a coordenação da pesquisadora Marisa Rodrigues. Uma das prioridades na formação consiste em ajudar e formar os apicultores rurais a transferir as colmeias em modo de produção tradicional – cortiços – para colmeias profissionais padronizadas. Esta inovação dos processos utilizados no maneio apícola garante o aumento da produção e qualidade do mel, bem como a sensibilização da população para a sustentabilidade do sistema ecológico. Historicamente, a agricultura familiar garante a produção diversificada de alimentos e assim a sustentabilidade dos sistemas naturais, neste cenário a apicultura é uma atividade que aos poucos está a ser muito valorizada, e os seus produtos tem cada vez mais ênfase no mercado.

Com a iniciativa do grupo de apicultura da Jardins da Yoba, foi iniciado o desenvolvimento de atividades relacionadas ao maneio e formação de boas práticas apícolas e implementação de apiários nas propriedades rurais. O projecto começou com a participação dos produtores num curso teórico e prático, ministrado nos apiários da empresa. Diante disso, foi criada uma parceria com os produtores no entorno do município da Chibia, localizados em diversas comunas, nas quais surgiu a demanda e interesse dos produtores para trabalhar e melhorar as técnicas de produção.

Historial de Formações

2016 – Formação contínua aos apicultores tradicionais das comunidades onde se capturam enxames para que eles possam usar os cortiços tradicionais como isca para enxames novos.

Projecto Cambondo

2019 – Projecto piloto sobre a mitigação do conflito homem-elefante na provincia de Cuanza Norte em parceria com o INBAC e Save the Elephants.
Para mitigar o conflito Homem-Elefante que se regista na Comuna de Cambondo, tendo como grande
prejuízo a destruição massiva das lavras da população que depende da agricultura familiar como meio de subsistência, a comunidade engajou-se na formação sobre as práticas de apicultura. Sabe-se que colmeias suspensas podem funcionar como vedações para que os elefantes não
entrem nas lavras, minimizando assim a destruição da agricultura e promovendo a produção de mel como alimento e fonte de renda extra.
O projecto sobre a Mitigação do conflito Homem-Elefante, é parte das acções do Plano Nacional
da Acção do Elefante (NEAP).

Pesquisa/Publicações

A Jardins da Yoba promove a participação nacional e internacional em eventos destinados aos aprimoramento dos nossos técnicos e pesquisadores. Como fruto disso participamos no Symposium sobre Pesquisa em Apicultura e Desenvolvimento Sustentável no UK, University of Reading, onde apresentamos o nosso projecto à comunidade internacional – A Symposium on Research in Beekeeping and Sustainable Development 28-29 March 2018.

No seguimento do nosso trabalho em projeto da Mitigação de Conflitos Homem-Elefante juntamente com o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação – INBAC, o Jardins da Yoba patrocinou a visita da nossa consultora, a Sagalla Hills, no Quénia, para conhecer o projecto pioneiro nesta material – Elephants and Bees Project, coordenado pela Dr Lucy King. Desta visita resultou uma colaboração futura para a instalação de colmeias suspensas em Cambondo. O projecto de mitigação de Conflitos Homem Elefante, do INBAC em parceria com a

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Color
  • Additional information
  • Attributes
  • Custom fields
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping